CONHEÇA: Jack Antonoff

Arielle Bobb-Willis - The New York Times

Em mais uma matéria da nossa coluna "Conheça", hoje vamos falar um pouco sobre Jack Antonoff. O cantor, compositor e produtor está por trás de muitas músicas e discos que amamos de outros artistas, além de produzir seu próprio material.

O primeiro projeto de Jack que atraiu olhares do público foi a banda "fun", que integrava ao lado de Nate Ruess e Andrew Dost. O trio entregou grandes sucessos, como "We Are Young", parceria com Janelle Monáe, e "Some Nights".


"We Are Young" foi co-escrita por Jack e foi o primeiro single #1 da banda. A fun entrou em hiato em 2015 e desde então não retornou, dando espaço para os integrantes seguirem projetos solo.

Paralelamente, Antonoff ia desenvolvendo uma brilhante carreira como compositor. Em 2013, ele compôs a canção "Brave", junto com Sara Bareilles, sua intérprete. A música atingiu a posição 61 na Billboard Hot 100 e caiu nas graças comunidade LGBTQI+.


Ainda em 2013, Jack trabalhou pela primeira vez com Taylor Swift, que veio a se tornar uma de suas mais notórias parceiras musicais. Eles escreveram juntos a música "Sweeter Than Fiction", para a trilha sonora do filme "One Chance".

No início de 2014, Antonoff anunciou seu projeto solo, "Bleachers", e lançou seu primeiro single "I Wanna Get Better", muito bem recebido pela crítica.


Foi também em 2014 que Jack Antonoff e Taylor Swift estreitaram laços musicais. Ele co-escreveu e produziu três faixas do álbum "1989" ("Out of The Woods", "I Wish You Would" e "You Are In Love"), que rendeu a cantora seu segundo GRAMMY de "Album of The Year", que eles aceitaram juntos no palco da premiação.


Jack falou em entrevista ao The New York Times, da importância da confiança que Swift lhe conferiu. Segundo ele, a cantora foi a primeira a deixá-lo produzir suas músicas. Antes disso, não lhe davam credibilidade como produtor. Evidentemente, depois de ganhar um GRAMMY com o primeiro álbum que pôde co-produzir, a história mudou.

Desde então, Jack se tornou responsável por alguns dos melhores lançamentos que vimos na música pop. Ele está por trás do aclamado disco "Melodrama", de Lorde, além de ter sido um dos principais colaboradores de Taylor Swift em todos os seus projetos desde o "1989". No último fim de semana, ele subiu novamente ao palco com a cantora para receber outro GRAMMY de álbum do ano, dessa vez com o "folklore". Ele também se apresentou ao lado da cantora na premiação, cantando um medley que incluía "august", uma das músicas que ajudou a produzir e compor para o disco.

Não para por aí, Jack está por trás de muitos outros projetos incríveis. Dentre eles, o álbum "Norman Fucking Rockwell!", de Lana del Rey, o "Beautiful Trauma", de P!nk, o "Gaslighter", que marcou o retorno à música da banda feminina "The Chicks", e muito mais.


O projeto solo "Bleachers" também já ganhou muita força desde seu debut. Em 2020, foi lançado o lead single do terceiro álbum de estúdio, previsto para 2021. A faixa "Chinatown" contou com a participação do ícone Bruce Springsteen.


A genialidade de Antonoff está espalhada pelo cenário pop e você provavelmente já usufruía dela, mesmo sem saber. Vamos continuar acompanhando os projetos dele, que certamente continuarão surpreendendo. E para finalizar, incluo um dos melhores trabalhos de Jack, na minha opinião, "Liability", da Lorde. 


Fizemos uma playlist no Spotify, com nossas músicas favoritas que passaram pelas mãos de Jack Antonoff: