CONHEÇA: Kacey Musgraves

Em mais um episódio da nossa coluna conheça, apresentando artistas para vocês, decidimos introduzi-los à Kacey Musgraves. Confesso que houve um impasse sobre trazer Kacey para essa coluna, visto que ela está longe de ser uma artista iniciante - é dona de um “Álbum do Ano” no Grammy, e vários outros feitos na música country. Mas como esse gênero não é tão conhecido no Brasil, e várias pessoas têm um contato maior apenas com o mais recente disco de Musgraves, decidimos, finalmente, que seria pertinente trazê-la por aqui. 

Foto: Variety

Kacey Musgraves lançou seu álbum de estreia, Same Trailer Different Park, em março de 2013 (o aniversário de 8 anos foi na sexta!), e já foi com ele que Kacey sofreu um certo tipo de cancelamento pela própria comunidade country. 

Antes do lançamento do disco, Kacey soltou o primeiro single de sua carreira: “Merry Go ‘Round”, em outubro de 2012. A faixa já contém algumas críticas, de forma bem sarcástica, à típica “família tradicional”. Apesar disso, “Merry Go ‘Round” foi muito bem recebida pela crítica e pelo público. Kacey tinha uma ótima imagem de nova artista na época.

Outra coisa que ajudou muito a imagem de Kacey, foi ela ter escrito “Mama’s Broken Heart”, interpretada e lançada pela cantora Miranda Lambert. Miranda já era muito conhecida na época, e lançou a música como um single, que virou um verdadeiro hit, chegando ao Top 20 da Billboard Hot 100, e se popularizou pouco tempo antes da estreia de Musgraves. Este fato foi essencial, e a sua equipe usou bem isso. Afinal, foi uma ótima referência para o público e para mídia da capacidade artística de Kacey. 

Depois de “Merry Go ‘Round” e do lançamento do disco, “Blowin’ Smoke” foi escolhida como single. A faixa não teve uma repercussão tão grande quanto o primeiro single, mas colheu bons resultados, especialmente para uma artista novata. 

O terceiro single foi “Follow Your Arrow”, música que ocasionou um certo tipo de resistência à Kacey da comunidade country que persiste até hoje. E o motivo deste cancelamento é o refrão da música: “Então faça muito barulho // Beije muitos garotos // Ou beije muitas garotas, se é isso o que você gosta”. Esta liberdade, cantada justamente em um refrão, não agradou o público conservador que, majoritariamente, consome o gênero. Sendo assim, a faixa, bem como as futuras músicas de Kacey, não recebeu atenção das rádios country. Como dito, esse boicote acontece até hoje. 

Ainda que tenha sido muito bem recebida por veículos de mídia mais abrangentes, como Billboard e Rolling Stone, que incluíram a música em listas especiais como “melhores músicas do ano” e “melhores músicas da década”, a mídia da cena country, no geral, considerou “Follow Your Arrow” meio controversa. Em algumas apresentações trechos da música foram censurados, ainda que não tenha nenhum palavrão na letra. 

Em entrevista para a Billboard, sobre a rádio country, Kacey disse: "Eu nunca pensei que isso seria tão questionado a mim. Mas eu consigo ver o motivo, vai contra a corrente do que a música country é no momento." 

Também sobre esse assunto, o renomado The Washington Post fez uma matéria intitulada "Por quê Kacey Musgraves, que não para de ganhar prêmios, não consegue um hit nas rádios?" que pode ser lida aqui.

Em janeiro de 2014, Kacey Musgraves levava para casa o Grammy de Melhor Álbum Country por Same Trailer Different Park e de “Melhor Música Country” com “Merry Go ‘Round” (que, inclusive, concorria com outra música sua: “Mama’s Broken Heart”). Ela também apresentou “Follow Your Arrow” na maior noite da música.

Kacey compôs todas as faixas de seu álbum de estreia, que já vendeu mais de um milhão de cópias. 

Se você não conhece o disco, sugerimos as faixas: Silver Lining, Merry Go 'Round, Step Off e Follow Your Arrow

Em 2015, Kacey lançou seu segundo álbum de estúdio: "Pageant Material". O álbum foi muito bem recebido pela crítica, entrando, também, em várias listas importantes de música daquele ano. Mas, comercialmente, não foi tão bem quanto o álbum de estreia. 

Foi neste disco que Kacey lançou sua primeira parceria, e com um dos artistas mais conhecidos do country: Willie Nelson. Os dois se juntaram para a faixa bônus "Are You Sure".

O boicote sofrido dois anos antes não amedrontou Kacey de fazer críticas sociais. Em "Good Ol' Boys Club", Musgraves alfineta a indústria da música, cantando "Favores para amigos irão te fazer entrar em lugares e te levarão longe // Isso não deveria ser sobre o quão bom você é, e não sobre quem você conhece?"

Kacey também compôs todas as músicas do "Pageant Material", que acabou tendo apenas dois singles. 

Ainda assim, é um ótimo álbum e nós recomendamos que você escute: High Time, Biscuits, Late To The Party e Somebody To Love

Finalmente, em 2018, Kacey lançava o disco que mudaria sua vida e lhe daria uma exposição mundial gigantesca: Golden Hour

Primeiramente, o Golden Hour chamou muita atenção até mesmo dentre o próprio público de Kacey, pois este tem uma sonoridade um pouco diferente de seus trabalhos anteriores. Neste álbum, Musgraves adiciona ao seu som country elementos de disco e eletropop, fazendo-o soar como algo super novo, e, ao mesmo tempo, calmo. 

Outra boa surpresa para seu público, foi a música "Rainbow" entrar para a tracklist. Kacey já vinha cantando esta canção desde 2013, na época do seu álbum de estreia. Foram mais de cinco anos esperando que Rainbow fosse de fato lançada. A música, hoje, é um marco na carreira de Kacey, e é uma das mais conhecidas do Golden Hour.

Este disco foi tão importante e um divisor de águas para Mugraves, que são muitos feitos para listar. Mas, sem dúvidas, a noite da 61º edição do Grammy foi o maior destaque de sua carreira. 

Kacey levou quatro troféus do Grammy para casa, inclusive, o mais importante da premiação: Álbum do Ano. As outras três vitórias foram: álbum country do ano, melhor performance country solo (por "Butterflies") e melhor música country (por "Space Cowboy").

Se você ainda não conhece o icônico Golden Hour, sugerimos que escute o álbum todo, em sequência. Vale muito a pena, e a experiência de ouvi-lo completo é incrível. 

Kacey viria ao Brasil pela primeira vez no Lollapalooza de 2020, que foi adiado por conta da pandemia do Covid-19.

Kacey é uma artista impecável, que nos últimos oito anos construiu uma carreira sólida, com uma discografia memorável. Ela também tem dois álbuns de natal, que são  ótimos, e um especial de natal, igualmente incrível, que conta com a participação de convidados especiais extremamente renomados, e está disponível na Amazon Prime Video. 

Kacey Musgraves é uma das artistas femininas mais relevantes da década, e uma das mulheres que moldaram a música country! 

O novo álbum de Kacey Musgraves é bastante aguardado e tem previsão de lançamento para este ano! Nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.