Entrevista: Aryy fala de Coffee & Whiskey, EP de estreia e YouTube


Eu aposto que você já assistiu a algum cover de música no Youtube. A plataforma foi essencial para popularizar novos artistas e facilitar estes a compartilhar seu talento. Vários cantores gigantes da indústria da música tiveram suas carreiras impulsionadas por vídeos cantando na internet: Charlie Puth, Alessia Cara, Shawn Mendes e Tori Kelly são alguns exemplos notáveis. E Aryy é uma cantora que vem seguindo um caminho similar. 

Aryy criou seu canal em 2008 e, desde então, vem compartilhando seus vídeos de música frequentemente. Com mais de um milhão de inscritos, seus covers têm grande alcance, vários deles com milhões de visualizações. Porém, ainda que o desempenho de seus vídeos seja excelente, recentemente, a cantora brasileira deu início a mais um grande passo de sua carreira: o lançamento de músicas autorais. 

Composto por faixas que vinham sendo lançadas nos últimos meses de 2020, o EP de estreia de Aryy, Get A Clue, foi lançado em janeiro de 2021. As cinco músicas que o integram apresentam para o público quem é Aryy como cantora, assim como sua sonoridade e suas letras. 

Em parceria com Cameron Sanderson, Aryy lançará mais um single, nesta sexta-feira (12). Coffee & Whiskey será sua primeira música depois do EP Get A Clue

Entrevista

Nessa sexta-feira, você vai lançar seu mais novo single Coffee & Whiskey, o que pode nos contar sobre essa música? 
Essa é a primeira parceria musical que eu faço na vida, o que a torna muito especial. Eu costumo compor sozinha, mas, dessa vez, compus com o Cameron Sanderson. Eu já conhecia o trabalho dele, e ele o meu, há anos, mas nunca tínhamos nos falado. Ano passado, nos seguimos no Tiktok, ficamos amigos, marcamos de compor juntos e, assim, em algumas horas, nasceu Coffee & Whiskey


A capa do single é uma ilustração de você e do Cameron Anderson. Qual foi a inspiração pra toda a atmosfera daquela arte? 
Quem fez a arte de Coffee & Whiskey foi a Fleivinha, e tem certa inspiração e referência do filme de anime Your Name, afinal a história da música tem muito essa ideia de "um relacionamento que não é recíproco". As cores que escolhemos remetem às cores do amanhecer. A posição em que estamos no desenho, um de costas para o outro, também remete muito à "estar perto mas, ao mesmo tempo, estar longe". 

Seu EP de estreia, Get A Clue, saiu no comecinho desse ano. Como foi criar um EP como artista independente? 
Pra mim foi um processo de descoberta, afinal foi meu primeiro EP. Quem gravou e produziu as músicas foi o meu namorado, Blake Roses, que é produtor musical. Nós gravamos todo o EP nas duas primeiras semanas da quarentena. Fomos ao estúdio e eu já tinha escrito todas as músicas. Durante essas duas semanas, decidimos juntos quais músicas fariam sentido serem colocadas juntas para a criação de uma unidade. Foi um trabalho árduo para encontrarmos o estilo que queríamos de produção. Assim como para a parte visual, eu que fiz todas as artes e tirei todas as fotos do EP. Todo o processo levou quase um ano. 

 

Qual a sua faixa favorita do Get A Clue? Por quê? 
Essa é uma pergunta difícil. Talvez, i've grown out of you, pois foi a primeira que lancei. Mas, enquanto ouvia as músicas, sempre mudava de favorita (risos). Eu também amo flashlight. Acho essa faixa bem sentimental e a produção muito linda! 

Quem te acompanha nas redes sociais sabe que você ama tocar ukulele, e isso também é notável na sonoridade do Get A Clue. Como sua conexão com esse instrumento veio a acontecer? 
Eu sou apaixonada por ukulele. Eu ganhei o meu primeiro há mais de 10 anos e conheci esse instrumento por causa de Never Shout Never, ele sempre tocava umas músicas bem fofas, então pedi um ukulele pro meu pai, e foi super difícil de achar. Era difícil de encontrar no Brasil, então meu pai conseguiu trazer um pra mim dos EUA. Acho que a sonoridade do ukulele deixa tudo mais feliz e leve, e eu amo isso demais. 

A sonoridade das tuas músicas é bem positiva, mesmo quando as letras falam de um desamor, por exemplo. Quais artistas são suas principais inspirações musicais? 
Sonoramente, acho que Cavetown, mxmtoon, Chloe Moriondo são alguns artistas que são inspirações e há certa similaridade com o estilo musical que eu faço. E, embora o nosso som seja bem diferente, minha maior inspiração é a cantora Lights, ela produzia seu próprio material no começo e fez muitas coisas legais, que acabam sendo uma grande inspiração pra mim, como artista. 

Você é uma artista que começou postando covers no Youtube. Qual é o seu cover favorito do canal? 
Eu acho que um dos meus covers favoritos é o de Hit The Road Jack. Eu amo essa música! Esse vídeo é super antigo, e foi engraçado porque quando eu o postei, em 2017, ele recebeu poucas visualizações, mas hoje já tem mais de 2 milhões! É um dos meus vídeos favoritos. 

 
Por falar em covers, tem algum cover que você ouça mais que a própria versão original de uma música?
Que pergunta difícil (risos)! Antigamente, eu assistia mais vídeos de covers do que hoje em dia, porém, atualmente, eu gosto bastante de todos os vídeos da Lulu Silvério! 

Muita gente também têm o sonho de iniciar uma carreira musical postando músicas no Youtube. Que conselho você daria para essas pessoas?
O principal conselho que eu dou para quem está começando é: começar no Youtube é legal, mas você tem de estar em outras plataformas, como Instagram e Tiktok. Afinal, essas plataformas mais recentes te dão mais chances para "ser descoberto", e, assim, você poderá direcionar seu público para o Youtube! Ter uma carreira na internet tem seus altos e baixos, não vai ser fácil. Mas se é isso que você quer, faça isso por você e continue sempre! É possível! 

Siga a Aryy no Spotify e não deixe de conferir suas músicas!