GARIMPANDO: Fifth Harmony

 

Reprodução: Teen Vogue

Com esse post, inauguramos a nossa coluna "Garimpando", na qual revisitamos a discografia completa de algum artista para dar o devido destaque a algumas músicas que, por quaisquer motivos, não receberam muita atenção. Seja porque não foram singles ou simplesmente porque não cativaram o público geral, vamos dividir com os leitores algumas faixas que acreditamos que merecem mais holofotes.

O girl group Fifth Harmony foi escolhido como primeiro artista para a estreia dessa coluna! Apesar de estar em hiato, as meninas produziram dois álbuns de estúdio e um EP como quinteto, além de um terceiro e último álbum como quarteto, após a saída de Camila Cabello. 

Fifth Harmony colocou os girl groups de volta no mapa e alcançou marcos memoráveis com alguns de seus singles, com especial destaque para "Worth it" e "Work From Home".  Ainda assim, boa parte da sua discografia acabou sendo discreta fora das barreiras do seu fandom, passando batida entre o público geral.

Deste modo, vamos revisitar todos os projetos do grupo e destacar as faixas que acreditamos que deveriam ser mais conhecidas.

1- Who Are You

Partindo em ordem cronológica, "Who Are You" faz parte do EP "Better Together",  primeiro projeto do grupo após o X Factor (programa onde foi formado o Fifth Harmony). A balada é com certeza um ponto alto desse projeto inicial. Fugindo da linha mais genérica, essa faixa adota um tom mais emocional e maduro, apesar da idade jovem das integrantes na época do lançamento. Desse EP, eu também destacaria "Miss Movin On'", que deixo de listar aqui por ser o single de estreia do girl group e, portanto, ser mais conhecido pelo público.

2- Leave My Heart Out Of This

Notadamente, essa faixa não tem nada de inovador. De todo modo, é exatamente o que se espera de um grupo pop, formado por cinco meninas adolescentes. E queiram vocês admitir ou não, isso é ótimo. A melodia é uma passagem direta pros anos 2010's e o refrão provavelmente vai ecoar na sua cabeça o dia todo.

3- Everlasting Love

Entrando no universo do primeiro LP do grupo (Reflection), precisamos destacar "Everlasting Love". Com fortes influências R&B, a sexta faixa do disco mostra o que o grupo tem de melhor em termos de qualidade vocal. A voz da Dinah Jane é envolvente e te faz querer ouvir a música em loop.

4- Reflection

Apesar de dar nome ao primeiro - e muito aguardado - álbum de estreia do quinteto, a música não foi single e provavelmente não é muito popular entre o público geral. Mas deveria ser. O enredo segue a linha de empoderamento feminino que sempre foi característica do grupo, como é de costume em um girl group. A sonoridade é extremamente agradável e nos faz aprender a gostar até dos trocadilhos bregas do refrão.

5- We Know

Essa é uma das favoritas entre os fãs e é fácil entender o motivo ao ouvi-la. Apesar de estar numa frequência mais baixa em relação ao resto do disco, a melodia do refrão é intoxicante e o tom distinto da Lauren Jauregui embala perfeitamente o ouvinte. As harmonias do grupo também são um ponto alto.

6- Going Nowhere

Outra queridinha dos fãs. Muitos queriam que essa faixa tivesse sido escolhida como single na época do lançamento do álbum. Animava muito o público nos shows e não podia ficar de fora dessa seleção.

7- I Lied 

Já falando do segundo álbum do quinteto, o último com essa formação, precisamos mencionar "I Lied". O som do disco 7/27 é mais moderno e essa faixa demonstra isso, com influências de EDM.

8- Dope

Em um ritmo mais desacelerado, foi nessa faixa que o grupo ganhou o selo explícito pela primeira vez. Talvez isso seja um bom indicativo do tom mais maduro adotado nessa composição. Ela não é o som típico de um girl group, mas não deixa de agradar seu público.

9- Scared Of Happy

Mais uma música marcada por influências de EDM, Scared of Happy entrega tudo o que se esperaria de um sucesso pop em 2016 (quando foi lançada). Nunca foi single e talvez por isso tenha ficado fora do radar de muita gente. A voz de Dinah Jane volta a se destacar nessa música.

10- Make You Mad

Chegamos ao último álbum de estúdio do grupo - já como um quarteto. Foi o primeiro álbum em que as integrantes puderam participar do processo de composição (inclusive nessa faixa). A obra toda volta a apresentar fortes influências R&B, sem deixar de lado o EDM. Essa faixa estampa perfeitamente isso. Com auxílio das quatro integrantes na composição, o resultado final se tornou uma das melhores músicas do disco.

11- Deliver

Apesar de ter ganhado um clipe, Deliver nunca recebeu o tratamento de single que merecia. O toque perfeito de influências R&B e atmosfera retrô contribuem para que a faixa se torne uma das mais marcantes dessa era do grupo. O refrão liderado por Ally Brooke, bem como suas notas altas, são um aspecto memorável da canção.


12- Lonely Night

Também contando com a ajuda do quarteto na composição, Lonely Night foi um sucesso instantâneo entre os fãs. O refrão conduzido por Dinah Jane é ao mesmo tempo suave e magnético.

13- All I Want For Chistmas Is You (cover)

Vale cover? Mariah Carey é um ícone da temporada natalina, o que muito se deve ao seu sucesso: "All I Want For Christmas Is You". A música já ganhou muitas versões nas vozes de diversos artistas. Talvez nada supere um clássico, mas as harmonias e as vozes de cinco cantoras se alternando certamente trazem um aspecto diferente. Por esse motivo, faz-se aqui uma menção honrosa ao cover que o grupo fez desse sucesso.

E assim fechamos a nossa primeira lista do Garimpando. Se você quiser ouvir a nossa seleção, siga o nosso perfil no Spotify e escute a playlist clicando aqui