IFPI divulga ranking global de artistas

 


A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) divulgou hoje o seu ranking global de músicos. A organização, que representa a indústria fonográfica mundialmente, divulgou através das suas redes sociais uma lista com os 10 maiores artistas de 2020, e nós vamos falar um pouco de cada um deles e o que fizeram no último ano:

1- BTS

O grupo coreano merecidamente conquistou a primeira posição na lista. O destaque não é surpresa para ninguém que acompanha o cenário pop e sabe o quanto o KPOP em geral (e mais especificamente o BTS) vem rompendo barreiras no ocidente. 

Uma das conquistas mais contundentes do boygroup no último ano foi alcançar o topo da parada norte-americana Billboard Hot 100, com sua música "Dynamite". Além disso, o grupo lançou dois álbuns de estúdio (MAP OF THE SOUL: 7 e BE) e contaram com parcerias com grandes nomes como Halsey e Sia. Com um ano desses, o primeiro lugar era mais do que merecido, esperado.

 


2- Taylor Swift

A segunda posição da lista ficou para Taylor Swift. Com o lançamento do seu sétimo álbum de estúdio, "Lover", na segunda metade de 2019, os fãs da cantora dificilmente imaginavam o que estava por vir em 2020. Ao longo de sua duradoura carreira, Swift nunca havia lançado álbuns em anos consecutivos, mas a pandemia de COVID-19 virou a indústria do entretenimento de ponta-cabeça.

Impossibilitada de fazer a turnê promocional do "Lover" que havia planejado, Taylor começou a trabalhar no seu oitavo álbum, "folklore", que foi lançado de surpresa em julho. O que ninguém esperava é que ainda no mesmo ano Swift iria lançar seu nono álbum, "evermore", que também veio de surpresa em dezembro e foi descrito como uma continuação do "folklore". Ambos os projetos foram muito bem recebidos pela crítica e o "folklore" rendeu uma série de indicações ao Grammy, incluindo álbum do ano.

Os dois discos e seus respectivos singles lideraram as paradas da Billboard nas semanas de lançamento. O ano de 2020 foi de reinvenção para Taylor, que explorou novos estilos musicais. Dado o acolhimento da crítica e os bons números de vendas, a segunda colocação do ranking do IFPI também não é de se estranhar.



3- Drake

O rapper canadense, que ficou na terceira posição da lista, foi trilha sonora marcante das trends do TikTok no último ano. Podemos observar cada vez mais o impacto que esse aplicativo vem tendo sob as paradas musicais, dando oportunidade a novos artistas, revivendo clássicos e consagrando grandes nomes, como o de Drake.

Mais do que isso, o rapper lançou a mixtape "Dark Lane Demo Tapes", com 14 faixas. Drake continuou fortalecendo sua já marcante presença na era de streaming, colecionando mais de 50 milhões de ouvintes mensais no Spotify. 

Coincidentemente, o novo projeto do rapper, intitulado "Scary Hours" foi anunciado hoje e será lançado amanhã (05/03). Ainda não se sabe se é um single, EP ou álbum de estúdio.


4- The Weeknd

O quarto lugar da lista é ocupado por outro canadense, o The Weeknd. O cantor teve um ano incrível em 2020, com o lançamento do seu álbum de estúdio "After Hours", muito bem recepcionado pela crítica e pelo público.

O single "Blinding Lights" foi um dos maiores sucessos do ano (apesar de lançado em 2019) e liderou as paradas. Abel (The Weeknd é seu nome artístico) passou em branco nas indicações do Grammy, o que foi considerado uma grande injustiça, considerando que boa parte do público e da crítica colocavam seus projetos entre os melhores do ano de 2020.


5- Billie Eilish

No quinto lugar da lista, temos a jovem cantora Billie Eilish. O protagonismo de Billie, apesar de só ter lançado dois singles no último ano, cristaliza sua posição como um dos nomes mais promissores da música no cenário atual.

A ascensão estratosférica da carreira da cantora com seu primeiro álbum pode ter sido uma surpresa para muitos de início, mas ela está mostrando que não vai parar por aí. Eilish também teve que cancelar sua turnê em razão da pandemia, mas continua cativando olhares atentos que aguardam ansiosamente seus próximos passos.


6- Eminem

O rapper, que ocupa a sexta posição da lista do IFPI, lançou no início de 2020 seu álbum "Music To Be Murdered By". Apesar de todas as polêmicas que circundam sua carreira, o veterano Eminem continua cativando parte do público, que consome e admira suas músicas.

Um dos destaques do rapper no ano passado foi a faixa "Godzilla", que conta com participação de Juice WRLD.



7- Post Malone

O cantor Post Malone conquistou a sétima posição na lista. Apesar de seu álbum mais recente, "Hollywood's Bleeding" ter sido lançado em 2019, seu som diverso continuou reverberando em 2020. 

Em crescente popularidade, Post Malone também arrecadou indicações nas principais categorias dos Grammys. 


8- Ariana Grande 

Na oitava posição, temos Ariana Grande. A cantora lançou no último ano o seu sexto álbum de estúdio "positions". Nós fizemos uma review do disco, que você pode ler clicando aqui

Não diferente de outros anos, o lançamento de Ariana foi sucesso comercial, além de bem recebido pela crítica. A cantora também é conhecida como uma das maiores presenças da era de streaming, angariando mais de 60 milhões de ouvintes mensais.


9- Juice WRLD

O rapper e cantor Juice WRLD, que ocupa o nono lugar da lista, infelizmente faleceu em 2019. Foi lançado em 2020 o primeiro álbum póstumo do artista, "Legends Never Die".

O disco foi bem recebido pelo público e pela crítica especializada, rendendo destaque ao rapper e eventualmente conquistando uma vaga na lista do IFPI.



10- Justin Bieber

Fechando a lista em décimo lugar, ficou o cantor canadense Justin Bieber. Seu quinto álbum de estúdio, "Changes" foi lançado no início de 2020, quase 5 anos depois do seu disco anterior.

Apesar de ter recebido críticas mistas, o projeto conquistou indicações ao Grammy, uma das premiações de maior prestígio no mundo da música. O cantor também anunciou recentemente que lançará seu sexto álbum, cujo lead single, "Hold On", chega amanhã (05/03).




Assim finalizamos a análise dos maiores artistas globais de 2020. Será interessante ver como a carreira de cada um deles seguirá neste ano e se eles permanecerão no próximo ranking. Siga nossas redes sociais para acompanhar notícias sobre eles e muito mais.