Vídeos do Facebook serão válidos para as paradas da Billboard

Sabendo que os Estados Unidos têm o maior mercado de música do planeta, a sua parada de singles também acaba sendo a mais conhecida e renomada do mundo. 

A Billboard possui vários tipos de chart, que têm a função de fazer um ranking das músicas, álbuns e artistas mais populares de cada semana. Os principais destes são a Billboard Hot 100, que lista as cem músicas em alta nos EUA, e a Billboard Hot 200, que lista os duzentos álbuns mais vendidos da semana. Esses charts, juntamente a outras grandes paradas como a Artist 100 e Global 200, vão passar por algumas alterações com as recentes mudanças anunciadas esta semana. 


Em um anúncio feito na última quarta-feira (03), a Billboard diz que, a partir de 27 de Março, os números originados de vídeos oficiais das músicas que são colocados no Facebook serão incluídos nos dados métricos que formam suas paradas musicais. 

Essa mudança é mais um sinal da força que os streams estão ganhando para medir a popularidade das músicas na indústria. E é algo muito simbólico, visto que o Facebook é uma rede social, e não uma fonte onde as pessoas costumam ouvir música, como é o caso do Youtube, por exemplo. 

A principal diferença entre essa contabilização dos vídeos do Youtube e Facebook para as paradas da Billboard é que no Youtube qualquer vídeo, desde que músicas estejam licenciadas no mesmo, tem visualizações aproveitadas para a Billboard, ou seja: vários vídeos de usuários aleatórios da plataforma contam como streams e ajudam os artistas a conseguirem melhores posições nas tabelas de chart. Por outro lado, no Facebook apenas vídeos oficiais e licenciados serão válidos, ou seja, o vídeo que são colocados pelos artistas na plataforma para clipes musicais, que foi inaugurada em Julho de 2020.