Foto por: Maureen M. Evans |
Nesta sexta-feira (28/05), Natalia Lafourcade lançou o disco "Un canto por México, Vol. 2", que conta com belíssimas versões de grandes sucessos como "La Llorona" e "Recuérdame", além da especial colaboração com Caetano Veloso, que, juntos, interpretam a canção "Soy lo Prohibido".
Confira a tracklist:
1. "La Llorona" (Versão
Acústica)
2. "100 Años" — com Pepe Aguilar
3. "Alma Mía / Tú Me Acostumbraste / Soledad y el Mar"
4. "Luz de Luna" — com Aida Cuevas
5. "La Trenza / Amor Completo" — com Mon Laferte
6. "Nada es Verdad" — com Los Cojolites
7. "Recuérdame" — com Carlos Rivera
8. "La Llorona" — com Silvana Estrada e Ely Guerra
9. "Soy lo Prohibido" — com Caetano Veloso
10. "Tú Si Sabes Quererme" — com Mare Advertencia Lirika e Rubén
Blades
11. "Para Que Sufrir" (Versão Acústica) — com Jorge Drexler
Natalia Lafourcade é uma artista mexicana contemporânea, compositora, intérprete e produtora musical. Em quase 20 anos de carreira, ela já formou parte de numerosos projetos musicais e ganhou reconhecimento nacional e internacional, sendo vencedora de prêmios relevantes e importantes como o Latin Grammys, Grammy Awards, Billboard e MTV Awards.
"Un canto por México Vol. 1" foi lançado no ano de 2020 e é um projeto que explora a música latinoamericana. O disco possui um sabor 100% mexicano, com participação de talentosos músicos que enriqueceram a obra, coexistindo gêneros musicais da música tradicional mexicana, como o bolero e a cumbia. O álbum levou o prêmio no Grammy Award na categoria "Melhor Álbum Regional Mexicano" e os prêmios de "Álbum do Ano" e "Melhor Canção Regional Mexicana", por "Mi Religión", nos Latin Grammys.
O segundo volume de "Un canto por México" vem sendo desenvolvido por Natalia e sua equipe, há meses, produzido e planejado, em cada detalhe. Hoje, no dia da estreia, ela compartilhou em suas redes sociais:
Sinto o coração agitado, nós conseguimos, este disco foi finalizado à distância, de casa, com as possibilidades que tivemos para fechar cada detalhe e com o amor merecido. Obrigada aos que se uniram a este projeto com causa.
Esses dois lançamentos correspondem ao apoio de Natalia aos esforços para a reconstrução do Centro de Documentação do Son Jarocho, em Jáltipan, Veracruz, México, afetado pelos danos dos terremotos de 2017.
É nítido, então, que o "Un canto por México, Vol. 2" possui um significado imenso, uma vez que, além de ter uma causa, trabalha com elementos musicais que fazem parte das raízes de um povo, sendo composto por canções que marcaram o cenário musical da América Latina e repleto de sentimentos e melodias maravilhosas, que cativam nossos ouvidos.
A artista já vinha compartilhando, nas últimas semanas, algumas das versões inclusas no vol. 2 de "Un canto por México", e, ontem (27), compartilhou o vídeo de "Nada Es Verdad", colaboração com Los Cojolites.
"Nada, nada es verdad / Todo es un sueño escrito por la sociedad"
Natalia entrega, mais uma vez, um álbum digno de apreciação.