ENTREVISTA: Maneva nos conta detalhes de seu "Mundo Novo"

Seja bem-vindo ao "Mundo Novo" de Maneva! - Banda de reggae apresenta seu 13º disco


Para comemorar seus 17 anos de carreira, os amigos Tales de Polli (voz e violão), Diego Andrade (percussão), Felipe Souza (guitarra), Fernando Gato (baixo) e Fabinho Araújo (bateria), integrantes do Maneva, lançam o disco "Mundo Novo". Sendo este o 13º álbum da banda, "Mundo Novo" tem todo um conceito de conexão, gratidão e realização com o mundo a qual pertencemos. 

Sobre o projeto, Fernando Gato diz:

Somos o sonho materializado dos nossos ancestrais. Eles desejaram o que hoje estamos realizando. Eles plantaram, nós colhemos. Fazemos parte dessa grande comunhão universal e 'Mundo Novo' vem pra agradecer, semear essa boa semente, falar sobre coisas importantes, essenciais, não apenas para mim, mas para todos. 

'Mundo Novo' é composto por 10 faixas, que, segundo Tales de Polli, têm o objetivo de ser atemporais e que vivam a eternidade. 

Comemorando o novo disco, o Maneva lançou o projeto acompanhado de um show ao vivo, gravado na Fabriketa, em São Paulo, que já está disponível no Youtube da banda, com todo o repertório do novo álbum.

Em meio a mais de 1,5 bilhão de plays digitais, certificações de diamante e indicação ao Grammy Latino, em 'Mundo Novo', o Maneva ainda soa inspirador e leve, e você pode se imergir ao disco, dando play no seu streaming favorito

Entrevista

Estamos entrando na nova era e 13º disco lançado do Maneva. O que podemos esperar deste disco?

O 'Mundo Novo' é a representação do nosso universo - e com nosso quero dizer com o nosso público. Nós temos uma característica muito particular de ver o mundo e a sociedade que estamos inseridos, e até mesmo, na forma em que nós nos relacionamos. Assim, estamos trazendo esse 'Mundo Novo' nesta frequência, a sintonia em que vivemos e que achamos interessantes como modelo de mundo. 

Depois de tantos anos de carreira, há algum tipo de mudança neste novo projeto? 

Nós trouxemos justamente esse antagonismo do novo celebrar o antigo. Em 'Mundo Novo' nós trazemos o Maneva numa evolução de carreira e de musicalidade. O Maneva de 'Mundo Novo' não existiria se não fosse por aquela banda de 2005 que correu muito atrás pra fazer isto acontecer. 

A faixa que nos introduz ao disco, que também intitula o projeto, pode ser interpretada de diversas formas, ainda mais pelo contexto de crise política e de saúde pública que estamos vivendo atualmente. Qual a principal inspiração para a criação desta música?

A faixa 'Mundo Novo' também tem muito uma ideia de mudança, de que não dá para ficar do jeito que estamos. A canção é, também, uma forma de fazer com que as pessoas possam refletir e compreender que precisamos de um mundo tranquilo, um mundo de paz, para que possamos evoluir - como indivíduos e como coletivo. E a importância do coletivo é algo muito abordado no 'Mundo Novo'. 

Q: Sendo composto por 10 músicas, qual a faixa preferida de vocês em 'Mundo Novo'?

É meio delicado, para nós, falar de uma faixa em específico. Realmente trabalhamos bastante os álbuns. 'Na Porta do Teu Prédio' é bem importante, pois é a música de trabalho, mas fizemos o disco realmente pensando como um todo, com várias camadas, prismas e cores. Todas as faixas têm o seu protagonismo no disco. 

Esse foco em trabalhar o disco como um todo, com certeza, requer muita inspiração e trabalho duro. Qual a inspiração que vocês têm para gerar um álbum completo? 

Nós temos um processo de criação meio diferente. O Maneva é uma banda que aproveita muito os processos que criação. Inclusive, a faixa "Respostas" fala muito disso, de como temos que aproveitar processos, e que, quando você está aberto e focado em algo, esta coisa acontece. Também temos muitas inspirações internas, nas nossas próprias criações, nossos erros, acertos e experimentos. O nosso trabalho atual/anterior sempre acaba influenciando o próximo. É uma sensação de continuidade. 

Além da inspiração no que vocês mesmo criam, há inspiração externa? Quem vocês costumam admirar no cenário musical?

Há uma inspiração de fora total! Vivemos num mundo de energias e experiências, então você sempre tenta de buscar o que há de melhor ao seu redor para trazer para si mesmo. Há uma galera que pavimentou nossa estrada: Cidade Negra, Natiruts, Planta e Raíz. Em 'Mundo Novo' também temos uma certa influência eletrônica, que tem produção assinada por Los Brasileiros, Head Media, que tem uma linguagem mais pop, e nós conseguimos trazer esses externos para contar história com a gente. A música é um grande caldeirão.

Além desses incríveis artistas brasileiros, há alguma inspiração latino-americana na música que vocês fazem?

Quando penso em inspirações latinas a primeira coisa que me vem à cabeça é: Manu Chao. É um artista que eu adoraria gravar um dia, se tudo conspirar para que isso aconteça, eu gostaria de fazer uma parceria. 

Em meio a uma discografia tão grande, quais as faixas que vocês consideram essenciais e que todo mundo tem que conhecer do Maneva? 

'Saudades do Tempo', 'O Destino Não Quis', 'Ode Ao Tempo' e 'Lágrima de Alegria'. 

Ouça 'Mundo Novo' em: umusicbrazil.lnk.to/ManevaMundoNovo 

Agradecimento: Universal Music Brasil