ENTREVISTA: Jeleel conta como combina rap e artes maciais e fala de novo disco

O rapper americano Jeleel nos conta detalhes de "Real Raw!", seu novo disco de estúdio

Jeleel é um rapper em ascensão no mercado americano. Ele é popularmente conhecido pelo single "Dive In!", a música teve uma boa exposição nas redes sociais (mais um case da exportação de hits que o TikTok consegue promover), e ainda que tenha uma duração super curta, foi o suficiente para catapultar Jeleel a integrar line ups de festivais, embarcar em turnês e fazer colaborações com outros grandes nomes da cena rap norte-americana. O vídeoclipe de "Dive In!" já possui mais de 22 milhões de visualizações - apenas no youtube. 

Numa indústria tão competitiva e cheia de novos talentos como a cena rap, também há sempre um fator único que faz com que novas estrelas ganhem a atenção do público, e esse fator X de Jeleel é a junção das artes maciais às suas apresentações. O rapper já é conhecido por mixar artes maciais e músicas, e, sem dúvidas, é algo não-comum quando falamos de estrelas da música atual. Além da luta agregar ao repertório de Jeleel, o rapper acrescenta às suas letras seu descendência nigeriana e a vivência nascendo e crescendo em Rhode Island. Todos esses fatores foram decisivos e acrescentaram para que Jeleel viesse a criar "Real Raw!", seu novo disco de estúdio que foi lançado em maio. 

Com 17 faixas, "Real Raw!" explora ainda mais lados de Jeleel, além de contas com colaborações de grandes, como Ty Dolla $ign, Chow Lee e Denzel Curry. Confira nosso bate-papo com Jeleel sobre seu novo projeto: 

Entrevista

1) "Real Raw!" é o seu primeiro álbum em quatro anos. Como foi o processo criativo desse projeto? 

O processo de desse álbum foi mais intenso... Muitas pessoas ainda não sabiam quem Jeleel é como um artista, e acho que esse projeto realmente mostra quem eu sou artisticamente. Não foi um processo fácil, mas foi muito divertido. É quase como uma re-apresentação de quem eu sou. Quis mostrar ao público diferentes lados de mim. 

2) Nesse disco, você traz alguns colaboradores incríveis. Como esses convites aconteceram? 

Sobre o Ty Dolla $ign, basicamente ele ficava chamando meu nome na brincadeira, gritando "Jeleel!" e nos falamos um dia por DM no Instagram, tipo "Ei, vamos fazer uma música juntos?" e aconteceu. Sobre o Chow Lee, eu estava ouvindo muitas músicas dele ultimamente, então o chamei, pareceu o certo a se fazer. As redes sociais ajudam... Instagram, Twitter, TikTok (o contato com outros artistas). 

3) No momento, qual a sua faixa favorita do disco? 

Eu diria... "Tamale" ou "Twinnin" são as que estou ouvindo mais no momento. 

4) Sua família vive na Nigéria e, em contra partida, você tem todo seu histórico de crescer em Rhode Island. Como sua descendência impactou a arte que você cria hoje? 

Mostrar minhas raízes africanas é um ponto extremamente importante pra mim, e eu quero fazer isso mais! Quero explorar mais isso tudo artisticamente. 

5) Musicalmente, quais são as suas maiores inspirações? 

Eu gosto de muita coisa! 50 cent, sum 41, Nicki Minaj, Burna Boy... 

6) Uma coisa muito única sobre a sua carreira, é a combinação de música e artes maciais. Como você chegou a juntar coisas tão diferentes? 

São duas coisas muito diferentes mas no fim ambas são arte, sabe?! São maneiras que uso para me expressar e simplesmente aconteceu. Enquanto estava no palco acabei usando artes maciais e a partir daí só fluiu.

7) Você tem uma ótima recepção do público brasileiro, tem até mesmo posts virais de vídeos seus se apresentando. Gostaria de vir fazer um show no Brasil? 

Gostaria de ir em Fevereiro! Pra ir, explorar, conhecer as pessoas e curtir muito. As pessoas tem uma energia super positiva e eu amo isso, eu realmente amo isso! 

8) Por fim, aqui no Periódico sempre gostamos de pedir um cartão de visitas para os artistas que entrevistamos. Quais 3 músicas suas você colocaria nesse cartão para entregar a alguém que ainda não conhece seu trabalho?

Difícil... Mas as escolhas são: July, Tamale, Hands Up! 

Ouça "Real Raw!" nas plataformas de música!